Tempo de leitura: 3 minutos
Neste post quero compartilhar alguns motivos pela qual acredito que a mágica pode ser uma excelente ferramenta de ensino.
Essas razões são baseadas na minha experiência em sala com alunos adolescentes e adultos e também nas minhas interações com crianças durante os inícios e intervalos das aulas.
Você pode fazer mágicas para trabalhar um conteúdo específico ou para promover o relaxamento e diversão entre uma atividade e outra.
Mas atenção, ao utilizar alguma mágica para explicar algum conteúdo aos seus alunos planeje com cautela para que a mesma tenha relação direta ao assunto.
Eu preparei 3 mágicas que podem ser utilizadas nas aulas de Geografia, Matemática e Inglês. Para assistir elas, clique aqui.
Mas vamos ao que interessa. A seguir vamos ver os 4 motivos para usar a mágica como ferramenta de ensino.
Lista de Tópicos do Artigo
CAPTURA DE ATENÇÃO
Podemos utilizar a mágica para fazer com que os alunos prestem atenção na aula e participarem mais ativamente das atividades propostas. Isso acontece mais ainda quando você pede para eles participarem das suas mágicas.
Outra situação: imagine que seus alunos não param de conversar e você não quer iniciar a aula gritando ou pedindo diretamente a atenção deles. Você faz, então, uma mágica e a tendência é que eles prestem atenção naquilo que você está fazendo. Com a atenção capturada, dê início a sua aula.
E isso nos leva para a outra vantagem da mágica dentro da sala de aula.
CHANTAGEM QUE PROMOVE O BOM COMPORTAMENTO
Se seus alunos fazem muita bagunça (crianças e adolescentes) ou não param de falar dos problemas da vida (adultos) proponha fazer uma mágica caso eles se comprometam a participar ativamente da aula.
Se eles se comportarem e participarem, você cumpre com o combinado. Do contrário diga que não fará mágica nessa aula, mas que na próxima poderá fazer, caso eles sigam as regras.
DESCONTRAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSOR
Sabe aquele conteúdo que exige bastante do professor e aluno? Que nos deixa cansados? Que fazem os alunos “pirarem”?
Então, para descontrair e fazer a aula ficar um pouco mais leve, uma mágica entre uma explicação – ou atividade – e outra pode cair como uma luva.
Depois de dar uma pausa para o relaxamento é só voltar ao foco da aula. O aprendizado acontece mais facilmente quando o cérebro está relaxado.
ENTURMAR OS ALUNOS
Toda turma tem aqueles alunos mais comunicativos e aqueles mais tímidos. Fazer uma mágica onde esses alunos interajam entre si pode criar um engajamento entre eles e assim diminuir os problemas de participação que normalmente existem.
Bom, esses foram os 4 motivos para usar a mágica como ferramenta de ensino. Espero que tenha gostado. Se possível deixe um comentário com suas críticas e/ou sugestões.
Até a próxima!