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O assunto de hoje vai além do processo de ensino-aprendizagem e o uso da mágica.
Estava lendo a dissertação de mestrado de Kevin Ogren, professor de ensino infantil, MAGIC AS AN EFFECTIVE TEACHING STRATEGY (A mágica como uma estratégia de ensino eficaz, em uma tradução livre), e me deparei com uma história um tanto quanto interessante que aconteceu com ele enquanto lecionava para um grupo de crianças.
Segundo Ogren, havia uma criança na turma que sofria de atrofia na mão esquerda, e que, embora seus pais e profissionais tentassem auxiliar o garoto na melhoria, nada o motivava a realizar os exercícios que eram propostos.
O professor diz que naquele momento leu um artigo na revista MAGIC intitulada Healing of Magic (A cura da Mágica, em uma tradução livre) escrita por Kevin Spencer.
Spencer criou um programa que unia Mágica e Fisioterapia para ajudar pessoas com deficiências físicas e mentais.
Após ler o artigo, Kevin Ogren decidiu adquirir o programa que custava $ 200.00.
Começou então a realizar as mágicas dentro de sala de aula, o que deixou todos os alunos surpresos e fascinados, principalmente aquele garoto que era o principal alvo das atividades.
Ogren conversou com o garoto e disse que se ele quisesse aprender mágicas, ele estaria à disposição para ensiná-lo. O rapaz aceitou o desafio e começou seus estudos mágicos com o auxílio de Ogren.
Devido ao fato de que as mágicas exigiam a utilização das duas mãos, aos poucos esse aluno começou a desenvolver os movimentos da mão com atrofia.
O rapaz passou a ser não mais um aluno com deficiência que sofria ao realizar algumas atividades, mas sim um mágico que estava praticando para sua próxima ilusão – Kevin Ogren
Caso tenha interesse em ler a dissertação, clique aqui.
O Blog Magicando também já tratou de algo parecido no seu artigo A mágica como recurso terapêutico.
Espero que tenha gostado do assunto de hoje e se motivado ainda mais a entrar no fascinante mundo da mágica educacional.
Até o próximo post!