Tempo de leitura: 2 minutos
Quando você é um professor que usa mágica dentro de sala de aula é muito comum você ouvir dos seus alunos frases do tipo:
Faz de novo!
Como você fez isso?
Como você sabia o que eu estava pensando?
O mistério, a surpresa e o espanto criados por uma mágica bem pensada utilizada durante uma explicação ou momento de relaxamento pode aumentar a concentração, criatividade e imaginação de seus pupilos. E mais: o comportamento melhora e a participação aumenta.
Voltando ao uso da mágica, mas antes de falarmos sobre como melhorar o comportamento e aumentar a participação de seus alunos é legal nós falarmos sobre alguns aspectos que vão além das técnicas mágicas.
É óbvio que você quer surpreender seus alunos, e por isso é imprescindível que você use a nomenclatura correta. Você faz Mágica e não Truque.
Isso por que a palavra truque tem mais haver com uma trapaça e não gera sentimento algum. Já a palavra mágica tem haver com algo que vai além do entendimento humano e gera uma infinidade de sensações no aluno/espectador.
Para transformar um truque em mágica, basta você contextualizar ele com algum assunto que você queira trabalhar.
Por exemplo, digamos que você esteja trabalhando adição. Neste caso pode-se fazer a mágica na qual você entrega uma previsão ao aluno. Usando algumas moedas e uma calculadora (praticando a adição) ele chega a um resultado.
Ao encontrar o número final – após serem feitas todas as contas – você mostra um livro (que pode ser o mesmo material didático usado para ensinar matemática) e ele, baseado no resultado obtido, encontra uma palavra X dentro deste livro. Para a surpresa de todos, a palavra X é a mesma da sua predição.
O site Americano Teach for America aborda o uso dessa mágica e explica como ela funciona. Vou deixar aqui também o vídeo da performance para você entender melhor da mágica que estou falando.
Então isso nos mostra que além da mágica ser uma ferramenta de entretenimento dentro da sala de aula, ela pode ser muito útil quando o objetivo é fazer com que seus alunos se comportem e participem ativamente das suas aulas.
Isso porque quando você convida um aluno para participar das suas mágicas, os demais também querem. Aí basta você explicar que fará mais mágicas de acordo com o comportamento e participação deles durante as aulas. Voilà, seus alunos serão mais comportados e participativos!
Bem, espero que tenha gostado desse post. Participe deixando seu comentário com criticas e sugestões e até a próxima!