Motivando o estudo da Matemática através da Mágica

Tempo de leitura: 1 minuto

maxresdefault 1024x576 - Motivando o estudo da Matemática através da Mágica
Veja como motivar seus alunos a estudarem matemática de uma forma divertida. Fonte da foto: The Great Courses

O tema do post de hoje é especificamente para você que ensina matemática. Eu não sou professor dessa disciplina, mas achei interessante compartilhar essa ideia com você que leciona matemática.

Não é necessário ser professor dessa matéria para saber que a matemática é muito importante e está presente diariamente em nossas vidas.

Sabemos também que conseguir conquistar os alunos e fazer com que sintam prazer em estudar essa disciplina não é fácil, e às vezes, mesmo você tendo feito de tudo, seus alunos – nem todos é claro – olham pra você e dizem: é difícil, pra quê vou usar isso, isso é coisa de doido, etc..

Eu sei disso pois tenho um amigo que é professor de matemática e física, e o mesmo me relata as dificuldades que enfrenta para conseguir motivar os alunos a estudarem essas matérias.

Ontem, assistindo a um dos meus mágicos brasileiros favoritos, Caetano Miranda, me deparei com uma apresentação do mesmo, onde ele aborda o assunto matemática.

Esse post não serve para revelar o segredo dessa mágica, mas para mostrar pra você uma ideia de como abordar os alunos em suas aulas de matemática. No futuro, caso queira, podemos trabalhar a execução dessa mágica para que vocês possam performa-la aos seus alunos.

O vídeo a seguir tem dois números de mágica, mas o foco deste post é apenas o primeiro. Espero que gostem e que sirva como inspiração para sua próxima aula de matemática.

Se você quiser se aprofundar mais, procure estudar sobre Matemágica, ou seja, mágicas que utilizam matemática para serem realizadas.

Inclusive existe um curso on-line – em inglês – bem completo que aborda o uso da mágica no ensino e aprendizado da matemática.

A seguir o comercial desse curso. Para acessá-lo, clique aqui.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *